28 de out. de 2007

10 + 10 + 10 No ano em que completei 30 anos renasci em muitos sentidos. Analisando friamente as duas décadas anteriores, eu percebo que sempre levei uma vida vazia e sem muitos objetivos; um estilo de vida que não me transformou em alguém admirável, e nem mesmo em um homem bem sucedido e digno de exemplo a ser seguido. Me tornei mais um conselheiro por ter aprendido com meus erros, do que uma referência em atitudes a serem tomadas. Dos 20 aos 30 namorei seis anos, fiquei noivo duas vezes e deixei de ser filho para me tornar pai. Neste ano a Sofia completou 8 anos. Dos 28 aos 30 resolvi que teria que reaprender tudo, adotando uma postura até simplista demais quando resolvi abandonar todos os meus pré-conceitos, e abdicar de meus desejos. Mudei quando decidi que vim aqui para aprender, e não para ensinar como achava ser capaz de fazer até então. Além dos tropeços e trancos da vida, tive alguns professores que vale a pena citar. A Sofia me ensina cada dia mais que já não sou mais criança, e que as consequências de meus atos não têm mais tempo para serem solucionadas pelos outros, ou simplesmente esquecidas. A Juliana me ensinou que o amanhã não tem importância se nós esquecermos de viver o hoje. O Beto me mostrou que não precisamos de muito para viver, apenas nós e as necessidades básicas. A Simone me mostrou que podemos ser responsáveis sem sermos chatos.E assim podemos nos divertir sem abandonar as rnossas esponsabilidades. A Tatzi me ensinou e ensina, que podemos ser crianças mesmo sendo adultos, que muitas vezes procuramos e não encontramos as coisas pelo simples fato de sabermos o que procurávamos. Que caminhar na mesma direção e lado-a-lado é possível, mesmo quando estamos distantes. Em cada atitude minha e das pessoas que me cercam, eu aprendo um pouco mais. Está certo que ainda falta muito para eu me tornar o que pretendo me tornar. Mas aparentemente estou finalmente seguindo o caminho certo, dando um passo de cada vez e tentando a cada dia que passa me melhorar. Sei que só assim conseguirei melhorar o meu entorno, sendo uma pessoa melhor para mim e para os que me cercam. Com 30 anos tenho um pouco mais de experiência do que com 20, com certeza uma experiência bem diferente do que quando tinha 10; mas já não tenho mais tanto tempo.

Nenhum comentário: